quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

7. Estratégia Organizacional

Tendo em vista a ênfase no ambiente e na interdependência entre a organização e ambiente, os estruturalistas desenvolvem conceitos sobre estratégia organizacional.
· Conceito de estratégia: “a maneira pela qual uma organização lida com seu ambiente para atingir seus objetivos”.

7.1. Tipos de Estratégias

· Competição – É uma forma de rivalidade entre duas ou mais organizações gente à mediação do terceiro grupo (comprador, fornecedor, outros), envolvendo disputa por recursos. Na competição, a escolha do objetivo da organização é controlada, em parte, pelo ambiente, onde estão os recursos que ela necessita.
· Ajuste ou negociação – Busca negociações para um acordo quanto à troca de bens ou serviços entre duas ou mais organizações. O ajuste é uma negociação quanto a uma decisão sobre o comportamento futuro que seja satisfatório para os envolvidos (fornecedores e compradores), podendo ser intermediados por sindicatos.
· Cooptação ou coopção – Processo para absorver novos elementos estranhos na liderança ou no esquema de tomada de decisão de uma organização, como recurso para impedir ameaças externas à sua estabilidade ou existência. Exemplo: aceitação de representantes de outras organizações, como bancos credores ou outras instituições financeiras, para participar do processo político de tomada de decisões e afastar possíveis retaliações.

· Coalisão – Combinação de duas ou mais organizações para alcançar um objetivo comum, agindo como uma só em relação a determinados objetivos, principalmente quando há necessidade de mais apoio ou recursos que não são possíveis para cada organização isoladamente.

Nenhum comentário: