quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

5. Objetivos Organizacionais

Os objetivos organizacionais constituem um campo de estudos explorado pelos autores neoclássicos (APO) e estruturalistas, cujas categorias são as seguintes:
ü Objetivos da sociedade – procuram preencher as necessidades da sociedade, como: produzir bens e serviços, manter a ordem pública, criar e manter valores culturais;

ü Objetivos de produção – Visam atender o público-alvo. Exemplos: bens de consumo, serviços a empresas, educação etc;

ü Objetivos de sistemas – Relacionados com a maneira de funcionar na organização, independentemente do que elas produzem. Exemplos: ênfase nos lucros, no crescimento e na estabilidade da organização;

ü Objetivos de produtos – Relacionados com as características dos bens e serviços produzidos. Exemplos: qualidade, quantidade, variedade, estilo, disponibilidade, originalidade ou inovação dos produtos;

ü Objetivos derivados – Relacionados com o uso que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos. Exemplos: metas políticas; programas comunitários, e sociais; política de investimento e localização das instalações.

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