quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

3. Análise das Organizações

Os estruturalistas analisam a organização de forma mais ampla do que as teorias anteriores, conciliando a Teoria Clássica com a Teoria das Relações Humanas, com base na Teoria da Burocracia, e fazendo uma abordagem múltipla, que envolve:
ü Tanto a organização formal como a informal;
ü Tanto as recompensas salariais e materiais como as sociais e simbólicas;
ü Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização;
ü Todos os diferentes tipos de organizações;
ü A análise infra-organizacional e a interorganizacional.

3.1. Abordagem múltipla da Teoria Estruturalista
· Organização formal e informal – O estruturalismo é uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanos (informal), incluindo todos os elementos da organização.
· Recompensas materiais (remuneração e benefícios) e sociais (status, símbolos, regalias, poder) – são importantes para qualquer organização.
· Os diferentes enfoques da organização – Modelo racional da organização (meio deliberado e racional de alcançar metas conhecidas) e modelo natural da organização (conjunto de partes interdependentes que constituem o todo: cada parte contribui com algo do todo, o qual é interdependente de um ambiente mais amplo).
· Os níveis da organização – a hierarquia de autoridade, com base na Teoria da Burocracia, para definir responsabilidade pela solução de problemas organizacionais.
ü Nível institucional – É o nível organizacional (nível estratégico ou deliberativo) mais elevado, composto de dirigentes e de altos funcionários e é responsável pela definição dos princípios objetivos e das estratégias organizacionais (tomada de decisão). Visa o longo prazo;
ü Nível gerencial – Está situado entre o nível institucional e o técnico e visa integrar esses dois níveis, transformando em planos as decisões do nível institucional a serem operacionalizados pelo nível técnico. Visa o médio prazo;

ü Nível técnico ou operacional – É o nível mais baixo da organização, responsável pela execução das operações e tarefas de acordo com os planos fornecidos pelo nível gerencial. Visa o curto prazo.
· A diversidade das organizações – O Estruturalismo enfoca todos os tipos de organizações, como; pequenas, médias e grandes; públicas e privadas; empresas; organizações militares, religiosas e filantrópicas; partidos políticos, sindicatos, prisões etc.

4. Tipologia das Organizações

Embora não existam duas organizações iguais, elas apresentam características semelhantes e que permitem classificá-las em classes ou tipos, a saber:

Nenhum comentário: