quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

2. A Sociedade de Organizações

Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas organizações são diferentes e requerem dos seus participantes determinadas características de personalidade, necessitando o desempenho de papéis diferentes. Da mesma forma que os grupos sociais interagem entre si também interagem as organizações.

2.1. Etapas do processo de desenvolvimento das organizações
· Etapa da natureza – Quando os elementos da natureza constituíam a base única da subsistência da Humanidade. O papel do capital e do trabalho é irrelevante nessa etapa da história da civilização.

· Etapa do trabalho – A partir da natureza, surge um fator perturbador que inicia verdadeira revolução no desenvolvimento humano: o trabalho, que transforma os elementos da natureza. O trabalho passa a condicionar as formas de organização da sociedade.

· Etapa do capital – Na qual o capital predomina sobre a natureza e o trabalho, tornando-se ou dos fatores básicos da vida social.

· Etapa da organização – A natureza, o trabalho e o capital se submetem à organização, que deles se utiliza para alcançar seus objetivos. A organização, sob sua forma rudimentar, já existia desde os primórdios da evolução humana do mesmo modo que o capital existia antes da fase capitalista, pois desde quando surgiram os instrumentos de trabalho, o capital ali estava presente.

2.2. Fases dentro da etapa da organização
· O universalismo da Idade Média – Caracterizado pela predominância do espírito religioso.

· O liberalismo econômico e social (do século XVIII ao XIX) – Caracterizado pelo abrandamento da influência estatal e pelo desenvolvimento do capitalismo.

· O socialismo – com o seu advento no século XX, obrigando o capitalismo a enveredar pelo caminho do máximo desenvolvimento possível.

· A atualidade – que se caracteriza por uma sociedade de organizações.

2.3. Conceitos de organização
· “Unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos.” Exemplos: exércitos, hospitais, escolas, igrejas, prisões, ONGs, empresas etc.

· “Conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos.”

2.4. O homem organizacional
· Conceito de homem organizacional: “O homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações.”

2.4.1. Características do homem organizacional

· Flexibilidade – em face às constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis que desempenha nas diversas organizações onde interage (adaptação).

·Tolerância às frustrações – para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais (equilíbrio entre a razão e a emoção).

· Capacidade de adiar as recompensas – poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização em detrimento das preferências e vocações pessoais (custo de oportunidade).

· Permanente desejo de realização – para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso às posições de carreira dentro da organização (desenvolvimento profissional - sucesso).

Nenhum comentário: