quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

1. Origens da Teoria da Estruturalista

· A oposição entre as Teorias Tradicionais e a Teoria das Relações Humanas tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. Ele busca ser uma síntese dessas Teorias, inspirando-se na abordagem de Max Weber (Teoria da Burocracia).

·A necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais” que compartilham alguns dos objetivos da organização, mas que podem incompatibilizar com outros.

· A influência do estruturalismo nas ciências sociais (Filosofia, Psicologia - Gestalt, Antropologia Matemática e Lingüística) e sua repercussão no estudo das organizações.

·Novo conceito de estrutura “[...] conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações”. (CHIAVENATO, 2003, p. 289).


· Estrutura: “O todo não é de nenhuma maneira a soma de suas partes... Para que haja estrutura é necessário que existam entre as partes outras relações que não a simples justaposição, e que cada uma das partes manifeste propriedades que resultam da sua dependência à totalidade.” (VIET, 1967, apud CHIAVENATO, 2003, p. 289).

Nenhum comentário: