quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

3. A administração como técnica social


Conceito de Administração: “orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”. O bom administrador possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis, coordenando atividades grupais.

4. Os aspectos administrativos comuns às organizações

Todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Segundo Drucker, há três aspectos principais das organizações:
ü Quanto aos objetivos – as organizações não vivem para si próprias, mas são meios para a realização de uma tarefa social, isto é, elas visam atingir objetivos externos (sociedade). Os objetivos não são definidos por processos científicos, mas por julgamentos de valor, com base em uma escala de prioridades ao atendimento de necessidades da comunidade por parte da organização.

ü Quanto à administração – Todas as organizações são diferentes em seus objetivos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa, necessitando equilibrar os objetivos da instituição com a necessidade de flexibilidade e de liberdade individual e exigindo uma estrutura definida.

ü Quanto ao desempenho individual – É o ponto onde há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia das pessoas que nelas trabalham.

5. Os princípios básicos de organização

Divisão do trabalho – maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem;
Especialização – Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas;

Hierarquia (princípio escalar) – diversificação funcional dentro da organização. A pluralidade de funções impostas pela especialização exige o desdobramento da função de comando. Há três conceitos relativos a este princípio: autoridade, responsabilidade e delegação;
Amplitude Administrativa (amplitude de comando) – significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar.

6. A centralização versus descentralização

Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomada de decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

7. As funções do administrador
Constituem o processo administrativo, conforme quadro abaixo:

7.1. O processo administrativo defendido pelos neoclássicos e aceito até hoje, são os da figura 2, a saber:

Um comentário:

Elaine disse...

Olá Bel. Meu nome é Elaine. Estou cursando o 2° Período de Administração. Sua publicação é de grande ajuda para nós. Espero rever mais coisas.