quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FUNDAMENTOS

· A Abordagem Neoclássica fundamenta-se da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.

· Ela baseia-se nos seguintes fundamentos:
1) A administração é um processo operacional composto por funções, como planejamento, organização, direção e controle;
2) Como a administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo;
3) A administração é uma arte que, como a Matemática e a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais;

4) Os princípios da Administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros;

5) A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.

2. Características

Ênfase na prática da administração – Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os problemas de selecionar gerentes e pessoas, estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados de desempenho e coordenar e controlar operações para alcançar objetivos desejados são comuns a todas as organizações, apesar das suas diferentes atividades.

Reafirmação dos postulados clássicos – A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual.

Ênfase nos princípios gerais de administração – Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração (causa-efeito) que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Koontz, O’Donnell e Haiman consideram essenciais os administradores para planejar, organizar, dirigir e controlar as operações de negócio em qualquer tipo de organização, através dos princípios gerais de administração: “proposição geral aplicável a determinado fenômeno para proporcionar guias para a ação” de forma flexível e adaptável.

Ênfase nos objetivos e resultados – Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos, produzindo resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. A APO (Administração por Objetivos) é um produto desse pensamento neoclássico.

Ecletismo nos conceitos – Embora se baseiem na Teoria Clássica os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes, configurando a Teoria Neoclássica como sua atualização eclética.

Nenhum comentário: