quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

2. Tipos de autoridade

· Autoridade tradicional – Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. O domínio do pai de família, do chefe do clã e o despotismo real representam apenas o tipo mais puro dessa autoridade. Este modelo não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. Pode ser delegado ou herdado. Assume a forma patrimonial e a feudal.
· Autoridade carismática – Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificativas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual de identificam. Chiavenato (2003, p 260) exemplifica como líderes carismáticos: Hitler, Kennedy, Matarazzo e Ford. Não pode ser delegado ou herdado

· Autoridade legal, racional ou burocracia – Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimas e dos quais deriva o comando. A obediência não é devida a alguma pessoa, mas a um conjunto de regras e regulamentos legais previamente estabelecidos. O aparato administrativo da dominação legal é a burocracia, fundamentado nas leis e na ordem legal (regras impessoais e escritas que definem a hierarquia: quem manda e quem obedece).


3. Conceitos de burocracia segundo Weber

· Conceito popular da burocracia: Uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. Este conceito reflete as disfunções da burocracia e não ao sistema em si.

· Conceito de burocracia para Max Weber: Burocracia é a organização eficiente por excelência que, para conseguir eficiência, explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

Nenhum comentário: