quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

1. Origens da Teoria da Burocracia

· A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, em função dos seguintes fatos:

a) A fragilidade a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
b) Necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, sendo aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos.
d) O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir das descobertas dos trabalhos de Max Weber, seu criador, que propõe um modelo de organização.

1.1. Origens
· A Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
· Essas origens, segundo Karl Max, remontam à época da Antiguidade como forma de dominação social na antiga Mesopotâmia, China, Índia, Império Inca, antigo Egito e Rússia, com base na intervenção do Estado na economia.

Nenhum comentário: