quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana

·Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamental individual das pessoas, cuja explicação se dá através do estudo da motivação humana.

· Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o seu comportamento e utilizar a sua motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

2.1. Hierarquia das necessidades de Maslow (teoria da motivação)
· Necessidades fisiológicas – São as necessidades básicas de vital importância para o ser humano, relacionadas com a sobrevivência e com a preservação da espécie. Exemplos: de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio e calor), o desejo sexual etc.

· Necessidades de segurança – Constituem o segundo nível das necessidades humanas. Têm grande importância para o ser humano porque os empregados estão em uma relação de dependência com a organização onde trabalham. Exemplos: segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo.
· Necessidades sociais: Surgem quando as necessidades fisiológicas e de segurança encontram-se relativamente satisfeitas. Exemplos: necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor.

·Necessidades de auto-estima – A maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Exemplos: auto-apreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.

· Necessidades de auto-realização – As necessidades humanas mais elevadas e relacionam-se com a realização do potencial e autodesenvolvimento contínuo (ambição).

2.2. Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
· Fatores de higiene – Condições do ambiente de trabalho onde as pessoas desempenham suas atividades. São fatores extrínsecos, porque estão fora do controle das pessoas. Exemplos: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos etc.

·Fatores motivacionais ou satisfacientes – Estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. São fatores intrínsecos porque estão sob o controle do funcionário, pois se referem aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem: sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

Nenhum comentário: