quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana

· Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamental individual das pessoas, cuja explicação se dá através do estudo da motivação humana.

· Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o seu comportamento e utilizar a sua motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

2.1. Hierarquia das necessidades de Maslow (teoria da motivação)
· Necessidades fisiológicas – São as necessidades básicas de vital importância para o ser humano, relacionadas com a sobrevivência e com a preservação da espécie. Exemplos: de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio e calor), o desejo sexual etc.
· Necessidades de segurança – Constituem o segundo nível das necessidades humanas. Têm grande importância para o ser humano porque os empregados estão em uma relação de dependência com a organização onde trabalham. Exemplos: segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo.
· Necessidades sociais: Surgem quando as necessidades fisiológicas e de segurança encontram-se relativamente satisfeitas. Exemplos: necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor.
· Necessidades de auto-estima – A maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Exemplos: auto-apreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.
· Necessidades de auto-realização – As necessidades humanas mais elevadas e relacionam-se com a realização do potencial e autodesenvolvimento contínuo (ambição).

2.2. Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg

· Fatores de higiene – Condições do ambiente de trabalho onde as pessoas desempenham suas atividades. São fatores extrínsecos, porque estão fora do controle das pessoas. Exemplos: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos etc.

· Fatores motivacionais ou satisfacientes – Estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. São fatores intrínsecos porque estão sob o controle do funcionário, pois se referem aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem: sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

3. Estilos de Administração


·Teoria X - Abordagem tradicional que envolve convicções negativas a respeito das pessoas e influencia o estilo de administração dos gerentes, moldando-os em características autocráticas e impositivas.

·Teoria Y - Ao contrário da Teoria X, esta teoria utiliza-se da abordagem moderna da administração e envolve convicções positivas que levam os gerentes a assumir uma postura democrática e consultiva.

3.1. Os quatro Estilos de Administração


· Sistema autocrático-coercitivo – baseia-se na absoluta falte de confiança nos subordinados, que não se sentem livres para discutir seu trabalho com os superiores e são motivados pelo medo: ameaças, punições e raras recompensas;

· Sistema autocrático-benevolente – em que o estilo administrativo envolve uma confiança condescendente nos subordinados;


· Sistema consultivo – estilo administrativo em que envolve confiança substancial, mas não completa, nos subordinados;

· Sistema participativo – em que o estilo de administração envolve total confiança nos subordinados.

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