sexta-feira, 28 de novembro de 2008

3.2. Sistemas de administração

· Autoritário consultivo – Controla rigidamente tudo o que ocorre na organização. Tem as seguintes características:

ü Processo decisorial – É totalmente centralizado na cúpula da organização, onde são decididos todos os eventos não-rotineiros.

ü Sistema de comunicações – É vertical no sentido descendente transmitindo ordens de cima para baixo.

ü Relacionamento interpessoal A cúpula vê com extrema desconfiança as conversas informais e organização informal é vedada.

ü Sistema de recompensas e punições – Há ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, gerando um ambiente de temos e desconfiança.

· Autoritário benevolente – Sistema autoritário menos rígido do que o anterior e se caracteriza por:

Processo decisorial – É centralizado na cúpula administrativa, permitindo alguma delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo.

Sistema de comunicações – É relativamente precário, prevalecendo as comunicações verticais e descendentes, embora haja retroação de suas decisões.

Relacionamento interpessoal – A interação humana é pequena e a organização informal é incipiente e também vista como uma ameaça aos interesses e objetivos da organização.

Sistema de recompensas e punições – Há ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, embora seja menos arbitrário que o primeiro e ofereça algumas recompensas materiais e simbólicas.

Consultivo – É mais participativo do que autocrático e impositivo, com gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional e possui as seguintes características:
Processo decisorial – É participativo porque suas decisões delegadas aos diversos níveis hierárquicos e devem orientar-se pelas políticas e diretrizes pelo nível institucional; e consultivo porque as opiniões dos níveis inferiores são consideras na definição das políticas e diretrizes que os afetam.

Sistema de comunicações – A organização desenvolve sistemas internos de comunicação para facilitar o seu fluxo nos dois sentidos.

Relacionamento interpessoal – A confiança depositada nas pessoas é bem mais elevada, embora ainda não completa e definitiva.

Sistema de recompensas e punições – Há ênfase nas recompensas materiais e simbólicas, embora ocorram punições.

Participativo – Sistema administrativo democrático por excelência e o mais aberto de todos, cujas características são:
Processo decisorial – As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais, embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes e controle os resultados.
Sistema de comunicações – Flui em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, a fim de flexibilizar o seu fluxo..

Relacionamento interpessoal – O trabalho é feito em equipe e as relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em equipes formais, permitindo e incentivando o sentimento de responsabilidade pelas decisões em todos os níveis.
Sistema de recompensas e punições – Ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais. Raramente ocorrem punições.

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