sexta-feira, 28 de novembro de 2008

4. Processo decisório

A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a organizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações, dando ênfase às decisões que provocam as ações. Ela preconiza que “todas as pessoas na organização estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o seu trabalho”.

4.1. A organização como um sistema de decisões
· Os participantes da organização percebem, racionalizam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não-participação na organização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problemas.

4.2. Teoria das decisões
Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá agir. Seus elementos são: tomada de decisão, objetivos, preferências, estratégia, situação e resultado.

4.3. Etapas do processo decisorial

·Percepção da situação que envolve algum problema;
· Análise e definição de problemas;
·Definição de objetivos;
·Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;
· Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos;
· Avaliação e comparação das alternativas;
· Implementação da alternativa escolhida.

4.4. Homem administrativo

· Caracterizado pelo tomador de decisão que possui o comportamento administrativo satisfaciente, pois procura a maneira satisfatória entre aquelas que conseguiu comparar.

5. Comportamento organizacional

·Estuda “a dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas”. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços para atingiram resultados coletivos.
·Para receber contribuições de seus participantes a través do seu trabalho, as organizações oferecem aliciantes e incentivos como: pagamento de salários e outros benefícios, status, ascensão profissional etc.

6. Conflito entre objetivos organizacionais e objetivos individuais

· Os participantes da organização percebem, racionalizam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não-participação na organização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problemas. A organização formal faz exigências aos indivíduos que são incongruentes com as necessidades destes, causando descontentamento e conflito entre as partes.

7. Apreciação crítica da Teoria Comportamental

·Ênfase nas pessoas – Ao transferir o foco dos aspectos estruturais e estatísticos da organização para aos aspectos comportamentais e dinâmicos, esta teoria redefine os conceitos de tarefa e de estrutura com uma visão democrática e humana, por meio de conceitos relacionados com a estrutura informal, (comportamento, crenças e valores, relações interpessoais, atitudes, desejos e expectativas de indivíduos e grupos);

· Abordagem mais descritiva e menos analítica – A análise descritiva (que mostra o que é) e a prescritiva (que mostra o que deve ser) são aspectos importantes no estudo do comportamento organizacional. Ela se preocupa em explicar apenas o que é feito, sem ditar princípios ou normas de atuação.
·Profunda reformulação na filosofia administrativa – Transfere o conceito de organização baseado na autoridade x obediência para o conceito democrático e humano de colaboração-consenso através de delegação de responsabilidade, utilização de grupos e equipes de trabalho semi-autônomos, enriquecimento de cargo, retroação (feedback) e treinamento e desenvolvimento de pessoas.

· Dimensões bipolares da Teoria Comportamental – Aborda os seguintes temas de forma bipolar, como: análise teórica x empírica ( experiências x proposições ou conceitos), análise macro x micro (organização x pessoas), organização formal x informal (atividades especificadas x não-especificadas), Análise cognitiva x afetiva (racionalidade x espontaneidade);
· Relatividade das Teorias da Motivação – As pesquisas de Maslow e Herzberg são consideradas relativas com base em pesquisas recentes quanto às teorias da motivação humana, que levantam “algumas questões críticas”. (SILVERMAN, 1976, apud CHIAVENATO, 2003, p. 361);
· Influência das ciências do comportamento sobre a administração – seja por novos conceitos sobre o homem e suas motivações ou sobre a organização e seus objetivos;
· Análise organizacional a partir do comportamento – Esta Teoria analisa a organização sob o ponto de vista dinâmico do seu comportamento e está preocupada com o indivíduo (pessoas);
·Visão tendenciosa – Padronização das suas proposições sem levar em conta as diferenças individuais de personalidade diferente (subjetivas).

Referência: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pp. 324-63.

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