quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

2. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A abordagem básica da Escola de administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas.

O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.

Essa escola foi começada no início do século passado (1903) pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, considerado o fundador da Administração Científica.


2.1. A OBRA DE TAYLOR

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu na Filadélfia, EUA e formou-se engenheiro.
Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa.
Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção.

Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução para ambos (patrão x empregado).

2.1.1. Primeiro período de Taylor

Publicação do livro Shop Management (1903) sobre s técnicas de racionalização do trabalho dos operários – estudo de tempos e movimentos (Motion-time Study).

Taylor analisou as tarefas de cada operário e verificou que, em média, eles produziam menos do que eram capazes.

Conclusão: criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.

2.1.1.1. Essência do livro de Taylor:

O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;


Para isso, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris;
Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas;
Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida;
A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

2.1.2. Segundo período de Taylor
Corresponde à publicação do seu livro The Principles of Scientific Management (1911) – Administração Científica – 75% de análise e 25% de bom senso, concluindo que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo.

2.1.3. Os três males da indústria da época, segundo Taylor:

Vadiagem sistemática dos operários, para evitar a redução da tarifa dos salários pela gerência, devido:
O engano dos trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego;
O sistema defeituoso de administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses pessoais.
Os métodos empíricos deficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.
Desconhecimento pela gerencia das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
Falta de uniformidade das técnicas e os métodos de trabalho.

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.2. A ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Para Taylor, a organização e a administração devem ser tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência:

Ciência da Administração.
Como pioneiro, o mérito de Taylor reside em sua contribuição para encarar sistematicamente o estudo da organização.


Taylor foi pioneiro em fazer uma análise completa do trabalho, incluindo:

· Tempos e movimentos;
· Padrões de execução;
· Treinamento de operários;
· Especialização do pessoal, inclusive o da direção.
· Os elementos da Administração Científica nos padrões de produção são:
· Padronização de máquinas e ferramentas;
· Métodos e rotinas para execução de tarefas e
· Prêmios de produção para incentivar a produtividade.


1.3. A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

- Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio de observação dos companheiros vizinhos.

- Notou que isso levava diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação.

- Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário.


- Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

1.3.1. Fundamentos da ORT

- Análise e do estudo dos tempos e movimentos (layout);
- Estudo da fadiga humana (ergonomia);
- Divisão do trabalho e especialização do operário (divisão técnica);
- Desenho de cargos e de tarefas (descrição de cargos);
- Incentivos salariais e prêmios de produção (desempenho);
- Conceito de homo economicus (homem econômico);
- Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc (higiene no trabalho);
- Padronização de métodos e de máquinas (linha de montagem);
- Supervisão funcional (controle).
- Conceito de homo economicus – homem econômico

“Toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.”

“[...] o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio de salário que o trabalho proporciona.”

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