quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ESTRUTURA MATRICIAL

· Sua essência é combinar as duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional. O desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou projetos.

·Vantagem – sobreposição do gerente de produto, com responsabilidade pelo lucro, com os gerentes funcionais, que administram os recursos da empresa por meio de seus departamentos, satisfazendo as necessidades de especialização e coordenação.

·Limitação – Embora utilizada pelas grandes organizações como meio de satisfazer inovação e flexibilidade, a estrutura em matriz viola a unidade de comando e introduz conflitos inevitáveis de duplicidade de supervisão, enfraquecendo a cadeia de comando e a coordenação vertical, enquanto tenta melhorar a coordenação lateral.

7. Homem complexo
 Homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades, sendo capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente.

· Este conceito deriva das características dos conceitos do homem segundo as teorias administrativas anteriores, conforma figura 5, abaixo:

Referência: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pp. 497-558.

Nenhum comentário: