quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)

1. Origem da Administração por Objetivos (APO)
· A APO ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica.
· Seu aparecimento ocorreu em 1954, com a publicação de um livro sobre a Administração por Objetivos, de Peter F. Drucker, considerado o pai da APO.

2. Características da APO
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para a sua atividade.
Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperadas.
Hoje a APO funciona com uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo de base para os novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para compatibilizar entre os objetivos organizacionais com os individuais.
2.1. Esquema de trabalho da APO
Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursos (treinamento, equipamentos etc) para que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos.

O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e recursos necessários para alcançar os objetivos.

Periodicamente, gerente o subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são avaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários.
2.2. Características da APO
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado – Estes participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos, cuja participação varia conforme o sistema adotado.

Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição de gerência – Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar. Os objetivos devem ser quantificados e com prazos definidos.

Integração entre os vários objetivos departamentais – os objetivos de vários departamentos ou gerente envolvidos devem ser estreitamente correlacionados. Exemplo: objetivos comerciais com de produção; objetivos de um nível com os de outro nível superior ou inferior.

Ênfase na mensuração e no controle de resultados – a partir dos objetivos traçados, o gerente e o subordinado passam a elaborar os planos táticos adequados para alcançá-los da melhor maneira. Os planos táticos são os meios de alcançar os objetivos departamentais, sendo desdobrados em planos operacionais e enfatizando a quantificação, a mensuração (comparação entre o que foi planejado e o que foi executado) e o controle.

Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos – A APO envolve a avaliação e a revisão regular do processo e dos objetivos alcançados, permitindo que providências sejam tomadas e novos objetivos sejam fixados para o período seguinte.

2.2.1. Etapas do ciclo da APO
- A partir dos objetivos organizacionais e do planejamento estratégico, estabelecem-se os objetivos departamentais para o primeiro ano, entre o gerente do departamento e seu superior.
- O gerente elabora o plano tático que permita alcançar os objetivos departamentais fixados.
- O gerente elabora com seus subordinados os planos operacionais necessários à implementação do plano tático de seu departamento.
- Os resultados da execução dos planos são continuamente avaliados e comparados com os objetivos fixados.
- Em função dos resultados obtidos, procede-se a revisão, ao reajuste dos planos ou às alternativas nos objetivos estabelecidos.
- No ciclo seguinte, estabelecem-se os objetivos departamentais para o segundo ano, entre o gerente e seu superior, tomando por base os resultados do primeiro ano.
- Repete-se a seqüência do ciclo anterior.

Participação atuante dos gerentes e subordinados – Quando o gerente define os objetivos, vende-os aos seus subordinados, mensura-os e avalia o progresso, o processo torna-se muito mais um controle por objetivos do que propriamente uma Administração pos Objetivos.

Apoio intensivo do staff – A abordagem do tipo “faça-o você mesmo” não é aconselhável em APO, pois ela exige coordenação e integração de esforços, o que pode ser feito pelo staff.

3. A fixação de objetivos
- A “APO é um método de Administração por meio do qual as gerências de uma organização estabelecem metas para suas administrações, no início de cada período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em consonância com as metas gerais da organização, fixadas pelos acionistas, por meio da diretoria”.
- Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados em um período determinado.
- O objetivo deve ser quantificado, difícil, relevante e compatível.
- Os números orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, importante e compatível com os demais resultados.
- A importância dos objetivos deve ser avaliada pelos seguintes aspectos:

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