sexta-feira, 14 de novembro de 2008

COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA VENCEDORA

LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
Ricardo Bellino (*) & Silvana Case
COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA VENCEDORA

Desenvolver uma estratégia competitiva e bem-sucedida requer uma compreensão profunda e completa não apenas de seus concorrentes e dos movimentos que estão ocorrendo, mas de uma série de outros fatores que também têm o potencial de influenciar sua posição de mercado. É tão importante saber as forças que você tem internamente na organização quanto saber os desafios e as oportunidades que podem existir do lado de fora.
As dicas de como seguir e estar à frente são:

Conheça o mercado - É de vital importância conduzir pesquisas para determinar quais produtos estão sendo oferecidos ao seu mercado alvo e a que preço. Sem esta informação básica, você estará formulando o desenvolvimento de seus produtos e fixando suas estratégias de preço às cegas.
Converse com seus clientes - Conheça em profundidade seus clientes e suas necessidades. Saiba o que estão dizendo sobre seus concorrentes. Amplie o seu mercado identificando os clientes cujas necessidades não estão sendo atendidas pela concorrência e desenvolva produtos para atender estas demandas.
· Identifique as forças e fraquezas de sua organização - A avaliação honesta dos recursos de sua companhia, e eventuais falhas, é fundamental para um planejamento estratégico eficaz. Potencialize suas forças e diferenciais para aproveitar as oportunidades do mercado. Fique atento às fraquezas da sua organização, especialmente as que podem impactar negativamente os seus clientes, pois estará oferecendo vantagem à concorrência!
· Analise os produtos dos seus concorrentes - Ela irá trazer trará idéias de como melhorar suas próprias ofertas e destacar os atributos de seus produtos em relação aos da concorrência.

Monitore permanentemente os planos da concorrência - Torne-se familiar com os produtos dos concorrentes e com as estratégias de marketing que utilizam. Entenda o estilo de vendas e serviço que oferecem e dessa forma você poderá reagir a qualquer movimento do concorrente em tempo hábil.
Crie alianças que complementem suas forças - Identifique os parceiros que possam preencher as lacunas existentes em seus conhecimentos ou potencialidades. Lembre-se: admitir pontos fracos e trazer para perto quem sabe mais é ser inteligente.
Monitore regularmente o seu mercado - As necessidades de seu cliente e as potencialidades do seu concorrente mudam a cada dia. Uma estratégia competitiva eficaz deve contemplar estar lado a lado destas mudanças. Obtenha novas perspectivas de mercado pelos seus próprios clientes e outros, para validar o seu plano estratégico e ou ajustá-lo quando necessário.
Antecipe o futuro - Compreender o cenário competitivo é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva vencedora. Entretanto, para conseguir e sustentar uma vantagem competitiva, é igualmente importante definir o que o futuro trará em termos de interesses e necessidades. Sem esse link entre hoje e amanhã, as chances de permanência longa no mercado são mínimas.

Nenhum comentário: