sexta-feira, 14 de novembro de 2008

COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE COESA

LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Ricardo Bellino (*) & Silvana Case (**)

COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE COESA

Nos dias atuais, em organizações baseadas no trabalho em equipe, ganhar o respeito e a cooperação dos colegas e da equipe de funcionários é fundamental se você quiser que as pessoas lhe ajudem na realização das tarefas de maneira bem-feita. É necessário criar uma equipe coesa e promover um ambiente de cooperação para concluir, com sucesso, projetos desde os mais simples aos mais complexos e críticos

Seguem as dicas:

- Considere a missão do grupo antes de selecionar uma equipe - escolha os membros da equipe que tenham a capacidade de desempenho que melhor se adequam àquela determinada tarefa. Não faça suas escolhas baseadas em relacionamentos existentes.


- Organize uma equipe diversificada - limitar o grupo a pessoas com interesses e experiências similares limitará também o resultado final. Recrute os indivíduos que representem um mix de pontos de vista e percepções. Também, se houver a necessidade de apoio de diferentes áreas da organização, selecione membros da equipe destes departamentos

- Identifique as forças dos membros da sua equipe - pergunte aos membros quais tarefas eles se sentem mais preparados para desempenhar naquele projeto. Dessa maneira, quando você delegar atribuições, saberá quais membros estão melhor preparados e mais predispostos a executá-las.

- Seja claro sobre as responsabilidades de cada membro da sua equipe - as boas equipes têm multiplicidade de talentos. Cada pessoa tem uma capacidade que irá contribuir ao esforço comum da equipe. Todos os membros de uma equipe necessitam compreender claramente o que se espera deles, bem como o papel a ser desempenhado.
- Foco, foco, foco - se você mantiver o foco apontado no sentido correto, os membros terão uma clara visão da direção a seguir. Você precisa comunicar sua visão à equipe diariamente e usá-la como um guia de comportamento. Para ajudar-lhes a conectar suas ações diárias a sua visão, envolva os membros existentes e novos nas discussões sobre o que estão fazendo, e porquê.
- Faça todos os membros responsáveis pelos resultados da equipe - quando a equipe é bem-sucedida, eles compartilham a glória; quando a equipe não é tão bem-sucedida, eles devem compartilhar as conseqüências.

- "Condicione" os membros da sua equipe a acreditar que eles são parte de um grupo bem-sucedido - se assegure que os membros saibam que sua equipe está composta de vencedores e que eles não estariam lá se não fossem vencedores também. Construa o espírito de equipe incentivando trabalhos em grupo.
Ganhe o respeito dos membros da sua equipe - as pessoas seguem um líder em que confiam e respeitam. Cumpra plenamente suas promessas. Se você disser que fará algo, faça, pois eles contarão com a sua palavra

- Obtenha retorno e sugestões sobre como melhorar o desempenho da sua equipe - os membros novos podem, freqüentemente, conseguir enxergar mais claramente do que os "insiders". Mesmo que você discorde das sugestões de determinados membros da sua equipe, deixe-os saber que você estava feliz em ouvir as idéias apresentadas.

LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Seja direto. Líderes que agem de forma assertiva ganham o respeito dos seus colaboradores porque se expressam de uma maneira honesta e direta. Falando de forma assertiva, você pode fazer seu ponto sem menosprezar ou alienar os outros membros da equipe.

Seja positivo. Sua postura é tão importante quanto suas palavras. O tom e o ritmo de suas palavras são uma parte importante de sua comunicação. Ouça você mesmo primeiro, para avaliar se está soando comprometido com a sua idéia. Sua paixão será contagiante.

Esteja sempre disposto a responder. Pergunte o que as pessoas gostam mais ou menos em suas idéias.
Seja um ouvinte atento, daqueles que se inclinam na conversação e se mostram completamente atentos.
Faça perguntas. Seus colaboradores, certamente, lhe oferecerão introspecções importantes sobre seu modo de pensar e ver a sua idéia. Suas respostas então podem ser dirigidas a seus interesses específicos

Mostre confiança. Sua postura física diz tanto sobre seu compromisso com uma idéia ou com uma opinião, e sua disposição de sustentá-la, quanto as suas palavras e o tom de sua voz. Uma comunicação não verbal representa mais de 90% de toda a sua mensagem. Mantenha sua cabeça sempre erguida e o contato olho no olho

Seja persistente. Permaneça no curso. Você pode necessitar rever seus planos, mas ao mesmo tempo continuar a demonstrar seu comprometimento e entusiasmo para assegurar o total apoio dos seus colaboradores. Permaneça focado no seu no objetivo final.

Assuma responsabilidades pelos seus atos. Se sua abordagem falhar, seja o primeiro a admiti-la. Seus colaboradores irão respeitá-lo por ser responsável. Reveja então a situação, determine o que foi feito de errado e aprenda como melhorar para uma próxima vez.

Encaminhe este e-mail para sua rede de amigos para que eles também tenham acesso ao teste de Q.E. - Quociente Empreendedor. Acesse www.oaprendiz.com e faça o seu networking funcionar

Ricardo Bellino é fundador da Trump Realty Brazil, tendo sido considerado pelo próprio Donald Trump, em seu novo livro "Pense como um Bilionário", como uma verdadeira inspiração e exemplo para os aspirantes a aprendiz. É também o mentor do INEMP - Instituto do Empreendedor e autor dos livros PDI - O Poder das Idéias e Sopa de Pedra, ambos sucesso de crítica e vendas

** Silvana Case é vice-presidente executiva do Grupo Catho, uma das maiores empresas de consultoria em Recursos Humanos do País. Atua na orientação de carreira e no recrutamento de executivos.
Nos últimos 2 anos, vem conversando com empresários e CEO's para conhecer a fundo a trajetória profissional de pessoas que fazem a diferença no cenário econômico brasileiro - pessoas que chegaram lá. Para conhecer um pouco das histórias de sucesso de pessoas como
eu e você, acesse www.catho.com.br/jcs.

Nenhum comentário: