sexta-feira, 28 de novembro de 2008

3. Teoria da Informação

·Ramo da matemática aplicada que utiliza o cálculo da probabilidade. O sistema de comunicação tratado por esta teoria consiste em seis componentes, discorridos no item a seguir.

3.1. Sistema de comunicação.

· O sistema de comunicação tratado pela teoria das informações consiste em seis componentes, a saber:
·Fonte – pessoa, coisa ou processo que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema;
·Transmissor – significa o processo ou equipamento que opera a mensagem, transmitindo-a da fonte ao canal;
· Canal – equipamento ou espaço intermediário entre o transmissor e o receptor;
· Receptor – processo ou equipamento que recebe a mensagem no canal;
·Destino – a pessoa, coisa ou processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicação;
·Ruído – quantidade de perturbações indesejáveis que tendem a deturpar e alterar, de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas.

3.2. Conceito de sistema

· Sistema é “um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados, desenvolvendo uma atividade ou função, para atingir um ou mais objetivos ou propósitos”
(CHIAVENATO, I. Recursos humanos na empresa. São Paulo: Atlas, 1991, p. 17).
· Os sistemas, para poderem funcionar, possuem os seguintes parâmetros:
ü Entradas ou insumos (input);
ü Operação ou processamento (throughput);
ü Saídas ou resultados (output);
ü Retroação ou realimentação (feedback).

3.2. Outros conceitos da Teoria da Informação

·Redundância – é a repetição da mensagem para que sua repetição correta seja mais garantida. A redundância introduz no sistema de comunicação certa capacidade de eliminar o ruído e prevenir distorções e enganos na recepção da mensagem. Exemplos: bater na porta mais de duas vezes; repetir um cálculo aritmético.

·Entropia – do grego entrope = transformação, significa “perda de energia em sistemas isolados, levando-os à degradação, à desintegração e ao desaparecimento”. A entropia significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que o este se decomponha, perca energia e informação e degenere. Para sobreviver, o sistema precisa reabastecer-se de energia e de informação para manter a sua estrutura, criando a entropia negativa ou negentropia.

·Sinergia – do grego syn, com ergos, trabalho, significa “trabalho conjunto”. Existe sinergia quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produzem atuando individualmente. Exemplo: trabalho em equipe.
Informática – Disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos. Informática “é a parte da Cibernética que trata das relações entre as coisas e suas características, de maneira a apresentá-las por meio de suportes de

Nenhum comentário: