sexta-feira, 28 de novembro de 2008

3.2. Conseqüências da Informática na Administração

o A Cibernética marca o início da era da eletrônica nas organizações. A Informática está substituindo o cérebro humano por softwares. O computador tende a substituir o ser humano em uma gama crescente de atividades. Exemplos: diagnóstico e cirurgia médica, planejamento e operações de manufatura (robôs), engenharia, gerenciamento da cadeia de suprimento (logística - gestão de materiais), ensino a distância (e-learning) etc.

o Automação – síntese de ultramecanização, super-racionalização, processamento contínuo e controle automático. Ela passou a ser imprescindível em diversos segmentos da economia, como por exemplo: indústria química (refinaria de petróleo), centrais elétricas, ferrovias, metrôs, bancos, aeronáutica, emprego bélico etc.

o Tecnologia da informação (TI) – é o principal produto da Cibernética e representa a convergência do computador com a televisão e as telecomunicações. Ela provocou profundas transformações na configuração da estrutura física – espaço - das organizações (escritório virtual). Permitiu a flexibilização, rapidez e comunicação em tempo real (on-line), integrando vários processos diferentes nas organizações. Viabilizou a conectividade (multimídia) por meio de redes: Intranet, Extranet e Internet (web).

o E-business – negócios virtuais feitos por meio da mídia eletrônica (web), viabilizando o e-commerce (comércio eletrônico): EDI, B2B e B2C.

o Homo digitalis ou homem digital - é o conceito do homem cujas transformações com o seu meio ambiente são efetuadas predominantemente por intermédio do computador.

Referência: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pp. 409-40.

Nenhum comentário: