quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O líder deve ser exemplo de bom comportamento

O líder deve ser exemplo de bom comportamento para as pessoas com as quais ele convivi,
se o líder grita ou perde o controle, pode estar certo de que toda sua equipe também perderá o controle e agirá de forma irresponsável.

É importante que o líder crie um ambiente seguro, em que as pessoas possam cometer erros
sem terem medo de ser advertidas de forma grosseira, aos berros e sem humilhação.
O líder não lidera sozinho, ele precisa das pessoas e deve fazer seu papel de líder de forma
coerente e responsável.

Cada um pode ser um líder, mas existem aqueles que já nascem são chamados lideres nato, outros se tornam líder a partir do bom trabalho que desenvolvem e outros se intitulam lideres ficam a frente de um cargo, mas nunca conseguem ser líder, pois há grandes diferenças entre coordenadores e lideres, você não precisa ser coordenador ou diretor de uma instituição pra ser líder ou vise versa.

O líder tem o dever de fazer com que as pessoas se responsabilizem por suas tarefas,
apontando suas deficiências, sem ferir sua dignidade.

O LÍDER AUTORITÁRIO PROVOCA GRANDE TENSÃO, AGRESSIVIDADE E FRUSTRAÇÃO NO GRUPO.

Relativamente ao estilo de líder liberal, também denominado o que deixa as coisas acontecerem ou o acomodado, não há imposição de regras. O líder não se impõe ao grupo e conseqüentemente não é respeitado. Os liderados têm liberdade total para tomar decisões, quase sem consultar o líder. Não há grande investimento na função, no estilo liberal, havendo participações mínimas e limitadas por parte do líder.
Quem decide sobre a divisão das tarefas e sobre quem trabalha com quem, é o próprio grupo. Os elementos do grupo tendem a pensar que podem agir livremente, tendo também desejo de abandonar o grupo, visto que não esperam nada daquele líder.

O líder democrático assiste e estimula o debate entre todos os elementos. É o grupo, em conjunto, que esboça as providências e técnicas para atingir os objetivos.
Todos participam nas decisões. As diretrizes são decididas pelo grupo, havendo contudo, um predomínio (pouco demarcado) da voz do líder. O grupo solicita o aconselhamento técnico do líder, sugerindo este, várias alternativas para o grupo escolher. Cada membro do grupo decide com quem trabalhará e é o próprio grupo que decide sobre a divisão das tarefas. O líder tenta ser um membro igual aos outros elementos do grupo.
O líder democrático, quando critica ou elogia, limita-se aos fatos, é objetivo.

Este tipo de liderança promove o bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como conseqüência um ritmo de trabalho progressivo e seguro. O comportamento deste líder é essencialmente de orientação e de apoio. Surgem, em resumo, grandes qualidades de relação a nível interpessoal, bem como bons resultados ao nível da produção / resultados.

Mediante estes três tipos de liderança, cabe a cada pessoa membro de um grupo escolher aquele que mais se identifica ás suas próprias características, às funções, competências e feitos dos liderados, bem como às tarefas e contextos de realização dos objetivos.

Mediante o que foi exposto e, sabendo-se já que a liderança é uma competência a ser trabalhada e exercida, é importante que cada um, escolha o estilo que mais resultados positivos tragam quer para o líder, quer para os liderados.

É importante salientar que não há estilos puros, em termos práticos: ninguém é um único estilo de liderança, mas o que acontece é que os líderes têm mais ou menos características de um ou de outro tipo. Sucede, também, que mediante situações específicas os líderes adotem um estilo mais adequado e mais eficaz às necessidades do projeto, e da equipe
Um líder democrático, num momento em que tem um trabalho para realizar e a entrega têm de ser imediata, pode também optar por uma postura um pouco mais autoritária.
Um líder democrático que sinta que a equipe está a correr muito bem pode desleixar-se um pouco e cair num estilo mais liberal.

Os estilos vão variando conforme a motivação da equipe ou do grupo e o momento em que se encontra motivação para o trabalho.
O estilo de liderança depende, também, das características pessoais: uma pessoa insegura irá optar, defensivamente, por um estilo que a proteja, por exemplo, o autoritário, que não permite que a questionem ou que se faça algo que ela não seja comunicado, esse tipo de liderança necessita está em evidencia, necessita ser visto, gosta de causar polêmicas, quer ser o especial, mesmo que não realize seu trabalho com eficácia.
O estilo de liderança também depende da equipe que se tem em mão, da competência dessa equipe.
Ao concluir é importante deixa claro que não existe, pois, nenhum estilo de liderança único e válido para todas as situações e para todos os sujeitos e, será, conseqüentemente, importante atender alguns fatores:

O líder não pode deixar de lado:

ó Os valores,
ó As convicções,
ó A confiança nos subordinados,
ó O modo de liderar,
ó O respeito pelo que se faz em equipe,
ó Saber elogiar e chamar atenção no momento adequado,
ó Respeitar as idéias dos demais,
ó Respeito por deliberações coletivas
ó E o mais importante, sempre é necessário a presença do outro,
ó E nunca se é líder sozinho
Para os demais do grupo é sempre bom ter em mente e colocar em pratica:
ó O gosto pelo trabalho,
ó Receptividade ao líder,
ó Expectativa de participação nas decisões,
ó Experiência na resolução


Nenhum comentário: