quinta-feira, 24 de abril de 2008

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

1. Fundamentos
· A Abordagem Neoclássica fundamenta-se da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
· Ela baseia-se nos seguintes fundamentos:
1) A administração é um processo operacional composto por funções, como planejamento, organização, direção e controle;
2) Como a administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo;
3) A administração é uma arte que, como a Matemática e a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais;
4) Os princípios da Administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros;

5) A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.

2. Características
Ênfase na prática da administração – Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os problemas de selecionar gerentes e pessoas, estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados de desempenho e coordenar e controlar operações para alcançar objetivos desejados são comuns a todas as organizações, apesar das suas diferentes atividades.


Reafirmação dos postulados clássicos – A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual.

Ênfase nos princípios gerais de administração – Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração (causa-efeito) que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Koontz, O’Donnell e Haiman consideram essenciais os administradores para planejar, organizar, dirigir e controlar as operações de negócio em qualquer tipo de organização, através dos princípios gerais de administração: “proposição geral aplicável a determinado fenômeno para proporcionar guias para a ação” de forma flexível e adaptável.


Ênfase nos objetivos e resultados – Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos, produzindo resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. A APO (Administração por Objetivos) é um produto desse pensamento neoclássico.


Ecletismo nos conceitos – Embora se baseiem na Teoria Clássica os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes, configurando a Teoria Neoclássica como sua atualização eclética.

3. A administração como técnica social
Conceito de Administração: “orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”. O bom administrador possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis, coordenando atividades grupais.

4. Os aspectos administrativos comuns às organizações
Todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Segundo Drucker, há três aspectos principais das organizações:

ü Quanto aos objetivos – as organizações não vivem para si próprias, mas são meios para a realização de uma tarefa social, isto é, elas visam atingir objetivos externos (sociedade). Os objetivos não são definidos por processos científicos, mas por julgamentos de valor, com base em uma escala de prioridades ao atendimento de necessidades da comunidade por parte da organização.

ü Quanto à administração – Todas as organizações são diferentes em seus objetivos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa, necessitando equilibrar os objetivos da instituição com a necessidade de flexibilidade e de liberdade individual e exigindo uma estrutura definida.

ü Quanto ao desempenho individual – É o ponto onde há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia das pessoas que nelas trabalham.

5. Os princípios básicos de organização


Divisão do trabalho – maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem;


Especialização – Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas;


Hierarquia (princípio escalar) – diversificação funcional dentro da organização. A pluralidade de funções impostas pela especialização exige o desdobramento da função de comando. Há três conceitos relativos a este princípio: autoridade, responsabilidade e delegação;
Amplitude Administrativa (amplitude de comando) – significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar.

6. A centralização versus descentralização
Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomada de decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

Planejar:

ü Definir objetivos;
ü Verificar onde as coisas estão hoje;
ü Desenvolver premissas sobre condições futuras;
ü Identificar meios para alcançar os objetivos;
ü Implementar os planos de ação necessários.

· Organizar:

ü Dividir o trabalho;
ü Agrupar as atividades em uma estrutura lógica;
ü Designar as pessoas para a sua execução;
ü Alocar os recursos;
ü Coordenar os esforços.


· Dirigir:

ü Dirigir os esforços para um propósito comum;
ü Comunicar;
ü Liderar;
ü Motivar.


· Controlar:

ü Definir os padrões de desempenho;
ü Monitorar o desempenho;
ü Comparar o desempenho com os padrões;
ü Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.

8. Apreciação crítica da Teoria Neoclássica


A literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as funções administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações. A velha concepção de Fayol (POC3) continua valendo até hoje, apesar das mudanças de conteúdo e significado. Atualmente usa-se o termo: processo administrativo (planejar, organizar, dirigir e controlar). Esses processos são universalmente aceitos, porém, sem tantos princípios prescritivos e normativos que se tornam rígidos e invariáveis, pouco adaptáveis para a administração moderna.

Referências: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro

Nenhum comentário: