quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

5. Vantagens da burocracia segundo Weber

· Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
· Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
· Rigidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos;
· Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita;
· Uniformidade de rotinas e procedimentos que favoreça a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito;
· Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado;
· Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre as suas responsabilidades e as dos outros;
· Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias;
· Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática.
· Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada e as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas.

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