quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

2. Os tipos de departamentalização:

· A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão (mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar etc). Os principais tipos de departamentalização são:

2.1. A departamentalização por funções
· Conceito - Agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Exemplo: produção, finanças, material, RH, Marketing e vendas.

Aplicações – Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.

2.2. A departamentalização por produtos e serviços

· Conceito – Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado.

· Exemplos: hospitais – cirurgia, radiologia, pediatria; bancos: contas correntes, câmbio, cobrança, empréstimo; instituição de ensino: corso profissionalizante, graduação, pós-graduação.

· Aplicações - Indicada para circunstâncias ambientais instáveis e mutáveis, pois induz a cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto/serviço.

2.3. A departamentalização geográfica

· É denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica. Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado e ser servida pela empresa. É geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos (multinacionais).

· Aplicações – A estrutura geográfica é aplicável quando a empresa pretende dar cobertura a um mercado de consumidores ou usuários – por meio da área mercadológica descentralizada – ou a um mercado de fornecedores de recursos de produção – por meio de área de produção descentralizada.

2.4. A departamentalização por clientela

· A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. Características antropológicas (idade, sexo, classe social, tipo de consumidor etc) constituem a base desse tipo de departamentalização. As lojas de departamento são exemplos, sendo divididas por seções (perfumaria, lingerie, roupas femininas e masculinas, calçados femininos e masculinos, eletroeletrônico, eletrodoméstico etc).

· Aplicações – É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e as necessidades do cliente. Permite especialização dos vendedores sobre o produto respectivo que vende e maior conhecimento das necessidades e exigências do cliente.

2.5. A departamentalização por processos

· É freqüentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de seqüência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e disposição racional do equipamento utilizado. O processo é entendido como uma série de atividades que fazem valor ao cliente (externo e interno). Neste tipo de departamentalização ocorre a aplicação da reengenharia.

· Aplicações – A estrutura do processo utilizada pelas empresas está relacionada com a estrutura do produto e é interessante quando os produtos ou a tecnologia utilizada são estáveis e duradouros.

2.6. A departamentalização por projetos

· Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvem grande concentração de recursos e prolongado tempo para a sua produção. Exemplos: estaleiros navais e empresas de construção civil (construção de edifícios, fábricas e usinas hidrelétricas). Exige tecnologia sofisticada, equipe especializada, planejamento individual e detalhado e extenso período para execução, requerendo uma estrutura flexível e mutável.

· Aplicações - É utilizado por organizações que se dedicam a atividades influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico: pesquisa e desenvolvimento (P&D) em eletrônica, energia nuclear, astronáutica, aeronáutica, farmacêutico etc, quando o projeto se refere a um produto a ser pesquisado e desenvolvido para ser futuramente colocado em linha de produto.

3. A escolha de alternativas de departamentalização

· Dificilmente se encontra, na prática, a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. É comum a conjugação de diversos tipos de departamentalização, seja no mesmo nível ou diferentes níveis hierárquicos da organização. Porque eles não são suficientes para, por meio deles próprios, estruturarem uma organização: não indicam claramente como são estabelecidas as inter-relações entre os diversos departamentos nem como devem estar subordinados. A departamentalização não é um fim em si, mas um meio de organizar as atividades da empresa, de forma a facilitar a consecução dos seus objetivos, criando problemas de coordenação.

4. A apreciação crítica da departamentalização

· A departamentalização constitui ainda hoje o elemento fundamental na estruturação de muitas organizações. Chiavenato (2003, p. 224) afirma que ainda não fio descoberta uma maneira melhor de organizar empresas, apesar de critérios mais recentes, como as unidades estratégicas de negócios, alianças estratégicas, redes integradas. Mesmo a organização por equipes o e modelo adhocrático não conseguem substituir inteiramente os critérios de departamentalização dos autores neoclássicos.

Referências: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pp. 208-24.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa amei esse resumo, estava precisando fazer um trabalho e clareiou muita coisa para mim... Obrigada pela ajuda!