quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

2. A OBRA DE FAYOL

1. A ÉPOCA
Fenômenos ocorridos na segunda década do século XX:
Primeira guerra mundial (1914-1917), envolvendo a Europa e os Estados Unidos em operações militares conjuntas;
Enorme expansão dos meios de transporte com a indústria automobilística, as ferrovias e o início da aviação militar, civil e comercial;
Grande expansão dos meios de comunicação como o jornalismo e o rádio em ondas médias e curtas;
Surgimento da Teoria Clássica da Administração.
Henry Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, formou-se engenheiro e trabalhou em uma empresa de metalurgia e carbonífera.
Expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916.
2.1. Funções básicas da empresa
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções, a saber:
Funções Técnicas (produção de bens ou serviços de empresa);
Funções comerciais (compra, venda e permutação);
Funções financeiras (procura e gerência de capitais);
Funções de segurança (proteção e preservação dos bens e das pessoas);
Funções contábeis (inventários, balanços, custos e estatísticas);
Funções administrativas (integração de cúpula das outras cinco funções).

2.2. Conceito de Administração
O ato de administrar, segundo Fayol, é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (POC3).
Prever – visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
Organizar – construir o duplo organismo material e social da empresa;
Comandar – dirigir e orientar o pessoal;
Coordenar – ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
2.3. Princípios Gerais da Administração
Divisão do trabalho – especialidade das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência;
Autoridade e responsabilidade - dar ordens e ser obedecido; prestar contas daquilo que faz;
Disciplina – cumprimento das normas, ordens e acordos estabelecidos;
Unidade de comando – cada empregado deve receber ordens de um só superior (autoridade única);

Unidade de direção – uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo;

Subordinação dos interesses individuais aos gerais – os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas;

Remuneração do pessoal – deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição;

Centralização – concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização;
Cadeia escolar – linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando;

Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar;
Eqüidade – amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal;
Estabilidade do pessoal – a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização;

Iniciativa – visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso;
Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

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