sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

HISTORICO DO TRÂNSITO:
No tempo das cavernas já havia trânsito
Quando o homem morava em cavernas não existia o sinaliza trânsito movimentado de nossos dias. Na verdade, ele andava mesmo era a pé. Mas ia longe, viajando com os pés descalços dias e dias atrás dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. Mas, de qualquer modo, como ele vivia com sua tribo, já naquela época desenvolvia o trânsito entre os seus semelhantes, certamente cuidando para não colidir com os outros.


O primeiro meio de transporte foi o animal
Um dia o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés. Só muito tempo depois de começar a usar os animais como meio de transporte é que o homem acabou inventando a roda.
O que é a sinalização de orientação turística

Comunicação efetuada por meio de um conjunto de placas de sinalização, implantadas sucessivamente ao longo de um trajeto estabelecido, com mensagens escritas ordenadas, pictogramas e setas direcionais. Esse conjunto é utilizado para informar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos e de outros referenciais, sobre os melhores percursos de acesso e, ao longo destes, à distância a ser percorrida para se chegar ao local pretendido. As mensagens estão baseadas no Sistema Referencial Turístico formado pelo conjunto de atrativos existentes, consolidado pelos diferentes valores estabelecidos, sejam eles de natureza cultural, natural ou de lazer, entre outros, e cuja seleção deve compreender elementos significativos na sua caracterização ou identificação.

A valorização do patrimônio turístico de sua cidade certamente atrairá mais turistas e aquecerá sua atividade econômica se tiver uma sinalização de orientação de boa qualidade, clara, bem posicionada e de fácil entendimento por parte dos visitantes e de acordo com a legislação vigente é aspecto fundamental para o sucesso de um programa de incentivo ao turismo. Hoje é possível investir em sinalização turística sem verbas próprias, através de programas de incentivo de governos estadual e federal, desde que se tenha um bom projeto, adequado à realidade de seu município.

Sinalização Turística uma satisfação para o turismo
Uma cidade bem sinalizada é muito importante, pois a sinalização turística de acordo com os padrões internacionais é importante para garantir o entendimento da informação.
A sinalização turística para visitantes deve ser parte dos programas de turismo referentes à informação, promoção e desenvolvimento regional. (Fagliari 2003, p.9)
Pois a sinalização turística valoriza o patrimônio turístico da cidade e certamente atrairá mais turistas e aquecerá a atividade econômica. Uma boa sinalização facilita o entendimento por parte dos visitantes, serve para informar a existência de atrativos turísticos e outros referenciais que o turista possa necessitar.



Termo “signo denota uma marca, artifícios ou símbolo utilizado para ser compreendido e que permitem representar ou distinguir coisas, objetos, conceitos ou lugares e símbolo é figura visualmente perceptível, reproduzida por meio de escrita, desenho, pintura ou outra técnica industrial que tem por objetivo transmitir um significado específico”. (Fagliari)

O signo e o símbolo eles indicam os atrativos turísticos naturais, culturais e históricos e ainda tem o papel direcionador que auxilia na integração do turista com o meio ambiente visitado, sendo necessário para o desenvolvimento de uma atividade turística e ainda devem passar facilmente os seus significados tendo uma linguagem mais simples possível, pois com isso facilitará o entendimento da mensagem que está sendo repassada.
“Os sistemas turísticos esforçam-se para colher o máximo de informações possíveis sobre seus clientes e os desejos, as tendências das pessoas que integram seus mercados potenciais”. Petrocchi (2001, p. 59),

Segundo o manual do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur - para sinalização turística A sinalização turística deixa de ser algo exclusivamente utilitário para ser parte do entusiasmo. Não deve perder sua essência, mas é complementada. Suas características básicas devem existir: ser eficiente indicador, promotor de segurança, orientar os usuários, direcionando-os e auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos. Os princípios que deve seguir, segundo a Embratur, são: legalidade; padronização; visibilidade, legibilidade e segurança; suficiência, coerência e continuidade; atualidade e valorização; manutenção e conservação. Princípios estes que obedecem à Estética, inclusive.

Hoje é possível investir em sinalização turística sem verbas próprias, através de programas de incentivo de governos estaduais e federal, desde que se tenha um bom projeto, adequado à realidade do município.

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