quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

PRINCÍPIOS DO TURISMO SUSTENTÁVEL


O desenvolvimento do turismo sustentável pode satisfazer as necessidades econômicas, sociais e estéticas mantendo, simultaneamente a integridade cultural e ecológica. Pode ser benéfico para os anfitriões e para os visitantes enquanto protege e melhora a mesma oportunidade para o futuro. Estas são as boas noticias. Contudo, o desenvolvimento do turismo sustentável tambémenvolve a tomada de medidas políticas vigorosas baseadas em trocas complexas a nível social, econômico e ambiental. Requer uma visão que abranja um maior tempo e espaço do que aquele que é tradicionalmente usado ao planejar e tomar decisões relacionadas com a comunidade. O organizador local pode utilizar o seguinte princípios como orientação para incorporar esta visão mais abrangente nas políticas e praticas locais.

O planejamento, desenvolvimento e operação do turismo devem ser parte de estratégias de conservação ou de desenvolvimento sustentável para uma região, província (estado) ou nação. O planejamento, o desenvolvimento e a operação do turismo devem ser inter-setorial e integrado, envolvendo varias organizações governamentais, empresas privadas, grupos de cidadãos e indivíduos, permitindo deste modo obter o maior numero possível de benefícios.

As organizações, empresas, grupos e indivíduos devem seguir princípios éticos e outros que respeitam a cultura e o ambiente da área anfitriã, o modo de vida a nível econômico e tradicional, a comunidade e o comportamento tradicional, os padrões de liderança e política.

Nenhum comentário: