sábado, 27 de janeiro de 2007

TURISMO PLANEJADO

O turismo deve ser planejado e gerido de uma forma sustentável, tendo em conta a proteção e utilização econômica adequada do ambiente natural e humano das áreas anfitriãs.
O turismo deve ser levado a cabo com equidade, tendo em vista a justa distribuição dos benefícios e custos pelos promotores de turismo e pelas áreas anfitriãs.
No interesse individual e coletivo, devem estar disponíveis, antes e durante o processo de desenvolvimento, informações detalhadas, pesquisas e comunicados sobre a natureza do turismo e os seus efeitos sobre o ambiente humano cultural, particularmente paras as pessoas de modo a que possam participar e exercer a maior influencia possível sobre o desenvolvimento e seus efeitos.é necessário incentivar a população local no sentido de assumirem cargos de liderança no planejamento e desenvolvimento, com a ajuda do governo, empresas e instituições financeiras e outros.

Antes de dar inicio a qualquer projeto principal, devem ser efetuadas analises de planejamento econômico, social e ambiental, dando uma especial atenção a diversos tipos de desenvolvimento do turismo e as formas como estas se podem relacionar com praticas atuais, formas de vida e questões ambientais.

Durante todas as fases de desenvolvimento e operação do turismo, deve ser levado a serio um programa de avaliação, supervisão e medição cuidadoso de modo a permitir a população local tirar partido das oportunidades ou adaptar-se as alterações.


Fonte: Organização Mundial do Turismo - Desenvolvimento do Turismo
sustentável (MAnual para Organizadores Locais)

Nenhum comentário: