sexta-feira, 14 de novembro de 2008

COMO TOMAR DECISÕES DE NEGÓCIO

2ª LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Ricardo Bellino (*) & Silvana Case

COMO TOMAR DECISÕES DE NEGÓCIO

No mundo dos negócios tudo gira em torno de decisões, sejam elas tomadas por você, individualmente, para si mesmo, como um membro da equipe ou como um líder. Existem decisões que podem se dar ao luxo do tempo, como planos de marketing e orçamentos; outras são praticamente "atiradas" para cima de você e têm que ser tomadas no mesmo instante. Porém, cada uma delas é vital para o seu negócio e/ou sua carreira.
Algumas dicas:

Antes de tomar uma decisão, pese bem os riscos e as recompensas envolvidas. Não haja nem reaja sem antes pensar nas conseqüências. Você deve tomar decisões cuidadosas e não precipitadas.

Não deixe que as emoções influenciem suas decisões. Em geral, na maioria das vezes, elas estarão erradas e você vai se lamentar por tê-las tomado! Depois que você tomou uma decisão por impulso, poderá ter que voltar atrás ou, pior, tornar-se prisioneiro dela.

Procure equilíbrio e moderação em suas decisões. Você não quer ser conhecido como alguém que é indeciso ou impulsivo. Em geral, todos ao seu redor esperam por elas. Eles podem se frustrar se não souberem claramente que curso tomar, mas ao mesmo tempo, irão respeitar alguém que escuta e avalia a informação amplamente antes de tomar uma decisão.

Tome decisões pela razão adequada. Se você estiver em uma posição fortalecida, fique atento para que uma de suas novas decisões não comprometa realmente seu poder. Não menospreze a si ou a equipe por um simples gesto de bravura. Tome decisões pelas motivações corretas, com objetivos de longo prazo, evitando decisões superficiais que só lhe servirão para criar falsos momentos de glória. É muito importante ainda saber visualizar o pior cenário possível para uma determinada decisão tomada.

Compense suas atitudes tendenciosas na tomada de decisões. Você é uma pessoa limitada a "números" ou alguém que olha para um contexto maior? Você procura soluções rápidas ou soluções de longo prazo? Melhore a qualidade de suas decisões pela compreensão melhor sobre si mesmo.
Pratique a regra do 80/20. Reconheça que 80 por cento da informação que você necessitará para tomar uma boa decisão geralmente pode ser reunida, relativamente, em um curto espaço de tempo. Não espere pelos 20 por cento restantes; na maioria dos casos, provavelmente, eles não irão mudar a situação.
Desenvolva autoconfiança em sua habilidade para a tomada de decisão. Quanto mais decisões você toma, provavelmente melhores elas serão. A maioria das decisões profissionais não requer uma "sabedoria Salomônica", mas sim, que você pese os fatos e compreenda os indivíduos que estão envolvidos. Quando você toma uma decisão errada, precisa ser flexível o bastante para mudar a direção.
Como um líder, espera-se que você tome decisões. Equipes precisam enxergar transparência nas decisões... mesmo que a decisão do líder atrase outra por algum tempo. Os líderes, freqüentemente, tomam as decisões estratégicas e confiam aos membros da sua equipe as decisões táticas.

Nenhum comentário: