quinta-feira, 19 de abril de 2007

Tipos de Turismo

De acordo com os motivos pessoais de cada indivíduo interessado em viajar, surgiram vários tipos de Turismo, já que o mercado tem que se adaptar às necessidades da demanda. Como existem inúmeros tipos, e a cada dia surgem outros novos, aqui vão ser expostos somente os que estejam estreitamente relacionados com este estudo.

Turismo Cultural
Engloba todos os aspectos das viagens pelos quais os turistas conhecem a vida e o pensamento da comunidade receptiva.

Turismo Religioso
É um tipo de atividade onde a fé é o principal fator de motivação. É realizado através de visitas a Igrejas, lugares que contam histórias sagradas, romarias, peregrinações e congressos religiosos, com o objetivo de paz espiritual e conhecimento.


Turismo de Eventos
Tipo de turismo praticado geralmente por profissionais que procuram aperfeiçoamento através de seminários, palestras, encontros profissionais ou de classe, fóruns, cursos, etc. Esse tipo de turismo é um grande aliado das localidades receptoras para distribuir a demanda turística efetivamente no decorrer do ano, e amenizar os efeitos da sazonalidade, uma das características da atividade.

Turismo de Lazer
É praticado por pessoas que viajam por prazer, sem muitas pretensões. Desejam apenas conhecer novos locais, mudar de ambiente, descansar, rever amigos, visitar parentes, curtir paisagem, sair em férias com a família. Pode ser praticada em qualquer lugar.


Turismo Social
É praticado por pessoas de baixa renda. Acontece geralmente em finais de semana, em locais que sofrem sazonalidade. Geralmente, este tipo de turismo é subsidiado por empresas ou entidades filantrópicas.

Turismo de Aventura
É praticado por pessoas que buscam emoções radicais. São atividades praticadas em locais inóspitos e envolvem risco físico.


Turismo da Melhor Idade
É praticado por indivíduos de idade mais avançada. Neste tipo de turismo, as pessoas buscam locais seguros, com belas paisagens e que não exijam muito esforço físico, onde praticam atividades de lazer, entretenimento ou simplesmente descanso.

Turismo Rural
Praticado em áreas rurais para proporcionar aos visitantes a oportunidade de participar das atividades próprias da zona rural: andar a cavalo, ordenhar vacas, passear de carroça, tomar banho de rio e cachoeira, etc.

Turismo de Sol e Praia
Tipo de turismo praticado em áreas praianas. Essa modalidade possui forte apelo veranístico, como diz o próprio nome. Mas as localidades que só possuem esse tipo de turismo como atrativo a oferecer, são extremamente prejudicadas pelas alterações climáticas.

Nenhum comentário: