quinta-feira, 19 de abril de 2007

TIPOS DE TURISMOS

De acordo com os motivos pessoais de cada indivíduo interessado em viajar, surgiram vários tipos de Turismo, já que o mercado tem que se adaptar às necessidades da demanda. Como existem inúmeros tipos, e a cada dia surgem outros novos, aqui vão ser expostos somente os que estejam estreitamente relacionados com este estudo.

Turismo Cultural - Engloba todos os aspectos das viagens pelos quais os turistas conhecem a vida e o pensamento da comunidade receptiva.

Turismo Religioso - É um tipo de atividade onde a fé é o principal fator de motivação. É realizado através de visitas a Igrejas, lugares que contam histórias sagradas, romarias, peregrinações e congressos religiosos, com o objetivo de paz espiritual e conhecimento.

Turismo de Eventos - Tipo de turismo praticado geralmente por profissionais que procuram aperfeiçoamento através de seminários, palestras, encontros profissionais ou de classe, fóruns, cursos, etc. Esse tipo de turismo é um grande aliado das localidades receptoras para distribuir a demanda turística efetivamente no decorrer do ano, e amenizar os efeitos da sazonalidade, uma das características da atividade.

Turismo de Lazer - É praticado por pessoas que viajam por prazer, sem muitas pretensões. Desejam apenas conhecer novos locais, mudar de ambiente, descansar, rever amigos, visitar parentes, curtir paisagem, sair em férias com a família. Pode ser praticada em qualquer lugar.


Turismo Social - É praticado por pessoas de baixa renda. Acontece geralmente em finais de semana, em locais que sofrem sazonalidade. Geralmente, este tipo de turismo é subsidiado por empresas ou entidades filantrópicas.

Turismo de Aventura - É praticado por pessoas que buscam emoções radicais. São atividades praticadas em locais inóspitos e envolvem risco físico.


Turismo da Melhor Idade - É praticado por indivíduos de idade mais avançada. Neste tipo de turismo, as pessoas buscam locais seguros, com belas paisagens e que não exijam muito esforço físico, onde praticam atividades de lazer, entretenimento ou simplesmente descanso.

Turismo Rural - Praticado em áreas rurais para proporcionar aos visitantes a oportunidade de participar das atividades próprias da zona rural: andar a cavalo, ordenhar vacas, passear de carroça, tomar banho de rio e cachoeira, etc.

Turismo de Sol e Praia - Tipo de turismo praticado em áreas praianas. Essa modalidade possui forte apelo veranístico, como diz o próprio nome. Mas as localidades que só possuem esse tipo de turismo como atrativo a oferecer, são extremamente prejudicadas pelas alterações climáticas.

Nenhum comentário: