terça-feira, 27 de fevereiro de 2007









DIA 05 DE MARÇO


DIA DO TURISMO




O turismo é um setor gerador de serviços em atividades como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento etc. De acordo com a Organização Mundial do Turismo e as Nações Unidas, define-se como turismo “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”.




De acordo com a Associação Brasileira de Viagens, o turismo movimenta, no mundo, aproximadamente U$ 3,5 trilhões, representando quase 10% do PIB da terra. Segundo a Embratur, a indústria do turismo no Brasil movimenta mais de R$ 30 bilhões, o que representa algo em torno de 3,5% do PIB nacional, sendo que o turismo interno responde por, aproximadamente, 80% deste total.



No Brasil, o período de alta temporada coincide com as férias de julho e dezembro. Nesse último mês, por causa do verão, o Brasil recebe pessoas de todo o mundo, e também de outras regiões do Brasil, interessadas no calor e nas praias brasileiras.



Além do dinheiro, o turismo é uma atividade geradora de conhecimentos. Viajar é cultura, é conhecer novos meios de vida, novos hábitos e costumes e também novas comidas.
De acordo com números do IBGE, o Brasil recebeu em 2001 cerca de 4.773 milhões de estrangeiros, sendo que 28% dessas pessoas foram para o Rio de Janeiro.


Fazer turismo sempre soa como algo agradável e divertido. Pode também acrescentar-nos cultura e conhecimentos sobre lugares diferentes, com novos hábitos e costumes, ou ainda é sinônimo de aventura. Existe também o turismo de negócios e congressos, principalmente nas cidades grandes.



O Brasil atende a todas estas modalidades de turismo e registra um grande crescimento relativo ao setor. Porém, além de comemorar este avanço, é preciso aprender a praticar o turismo consciente, voltado à necessidade de se preservarem os patrimônios naturais e culturais do País.


O que é o Turismo?


Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, turismo define-se por ação ou efeito de viajar, basicamente com fins de entretenimento e eventualmente com outras finalidades, como por exemplo culturais.

Parabéns a todos os que trabalham nessa

importante área!

Nenhum comentário: