terça-feira, 23 de janeiro de 2007

O DESENVOLVIMENTO DE UMA IDEIOLOGIA A SER SEGUIDO

  Para que o Brasil possa “alargar seus horizontes” a partir da adoção de práticas do Turismo Sustentável, é necessário definir uma Ideologia que oriente as ações que o envolvem.

Uma excelente linha de pensamento para tanto é apresentada pelos Princípios do turismo Sustentável, elaborados pelo CBTS (Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável – órgão composto por câmaras setoriais: ambiental, sociocultural e econômica):

a- RESPEITO À LEGISLAÇÃO VIGENTE O turismo deve respeitar a legislação vigente em todos os níveis no país, as convenções internacionais e os Princípios e Critérios do Turismo Sustentável.

b- DIREITOS DAS POPULAÇÕES LOCAI SO turismo deve buscar mecanismos e ações que
promovam a equidade socioeconômica, a defesa dos direitos humanos, de uso da terra e a qualidade ambiental.

c- CONSIDERAR O PATRIMÔNIO E O VALOR DAS CULTURAS LOCAI SO turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões receptoras e ser planejado, implementado e gerenciado em harmonia às suas tradições e valores culturais

d- DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DOS DESTINOS TURÍSTICO SO turismo deve contribuir para a geração de emprego e renda, fomentando e qualificando a capacidade local para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos.

e- CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE NATURAL O turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos físicos e biológicos, considerando o contexto cultural e socioeconômico existente.

f- SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE A viabilidade econômica do turismo deve considerar os custos sociais e ambientais.

g- PLANEJAMENTO E GESTÃO RESPONSÁVEL O turismo deve ser implementado com base em um processo planejado que demonstre o compromisso permanente com os princípios do turismo sustentável.

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