segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O CHÃO E A CAMA



O Chão é a cama para o amor urgente,
O amor não espera ir para a cama.
Sobre o tapete no duro piso,
a gente compõe de corpo a corpo a última trama.
E para repousar do amor, vamos para a cama!


Carlos Drummond de Andrade

APRENDENDO SEMPRE


Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

William Shakespeare

SERIA PERFEITO SE ASSIM FOSSE


A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

Charles Chaplin

AMOR VERDADEIRO


Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

 
desconhecido

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DEFEITOS


Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.



Clarice Lispector

DEZ CONSELHOS PARA OS MILITANTES DE ESQUERDA

Frei Betto





1. MANTENHA VIVA A INDIGNAÇÃO.

Verifique periodicamente se você é mesmo de esquerda. Adote o critério de Norberto Bobbio: a direita considera a desigualdade social tão natural quanto a diferença entre o dia e a noite. A esquerda encara-a como uma aberração a ser erradicada.

Cuidado: você pode estar contaminado pelo vírus social-democrata, cujos principais sintomas são usar métodos de direita para obter conquistas de esquerda e, em caso de conflito, desagradar aos pequenos para não ficar mal com os grandes.


2. A CABEÇA PENSA ONDE OS PÉS PISAM.

Não dá para ser de esquerda sem "sujar" os sapatos lá onde o povo vive, luta, sofre, alegra-se e celebra suas crenças e vitórias. Teoria sem prática é fazer o jogo da direita.

3. NÃO SE ENVERGONHE DE ACREDITAR NO SOCIALISMO.

O escândalo da Inquisição não faz os cristãos abandonarem os valores e as propostas do Evangelho. Do mesmo modo, o fracasso do socialismo no Leste europeu não deve induzi-lo a descartar o socialismo do horizonte da história humana.

4. SEJA CRÍTICO SEM PERDER A AUTOCRÍTICA.

Muitos militantes de esquerda mudam de lado quando começam a catar piolho em cabeça de alfinete. Preteridos do poder, tornam-se amargos e acusam os seus companheiros(as) de erros e vacilações. Como diz Jesus, vêem o cisco do olho do outro, mas não o camelo no próprio olho. Nem se engajam para melhorar as coisas. Ficam como meros espectadores e juízes e, aos poucos, são cooptados pelo sistema.

Autocrítica não é só admitir os próprios erros. É admitir ser criticado pelos(as) companheiros(as).

5. SAIBA A DIFERENÇA ENTRE MILITANTE E "MILITONTO".

"Militonto" é aquele que se gaba de estar em tudo, participar de todos os eventos e movimentos, atuar em todas as frentes. Sua linguagem é repleta de chavões e os efeitos de sua ação são superficiais.

O militante aprofunda seus vínculos com o povo, estuda, reflete, medita; qualifica-se numa determinada forma e área de atuação ou atividade, valoriza os vínculos orgânicos e os projetos comunitários.

6. SEJA RIGOROSO NA ÉTICA DA MILITÂNCIA.

A esquerda age por princípios. A direita, por interesses. Um militante de esquerda pode perder tudo - a liberdade, o emprego, a vida. Menos a moral. Ao desmoralizar-se, desmoraliza a causa que defende e encarna. Presta um inestimável serviço à direita.

Há pelegos disfarçados de militante de esquerda. É o sujeito que se engaja visando, em primeiro lugar, sua ascensão ao poder. Em nome de uma causa coletiva, busca primeiro seu interesse pessoal.

O verdadeiro militante -como Jesus, Gandhi, Che Guevara- é um servidor, disposto a dar a própria vida para que outros tenham vida. Não se sente humilhado por não estar no poder, ou orgulhoso ao estar. Ele não se confunde com a função que ocupa.

7. ALIMENTE-SE NA TRADIÇÃO DA ESQUERDA.

É preciso oração para cultivar a fé, carinho para nutrir o amor do casal, "voltar às fontes" para manter acesa a mística da militância. Conheça a história da esquerda, leia (auto)biografias, como o "Diário do Che na Bolívia", e romances como "A Mãe", de Gorki, ou "As Vinhas de Ira", de Steinbeck.

8. PREFIRA O RISCO DE ERRAR COM OS POBRES A TER A PRETENSÃO DE ACERTAR SEM ELES.

Conviver com os pobres não é fácil. Primeiro, há a tendência de idealizá-los. Depois, descobre-se que entre eles há os mesmos vícios encontrados nas demais classes sociais. Eles não são melhores nem piores que os demais seres humanos. A diferença é que são pobres, ou seja, pessoas privadas injusta e involuntariamente dos bens essenciais à vida digna. Por isso, estamos ao lado deles. Por uma questão de justiça.

Um militante de esquerda jamais negocia os direitos dos pobres e sabe aprender com eles.

9. DEFENDA SEMPRE O OPRIMIDO, AINDA QUE APARENTEMENTE ELE NÃO TENHA RAZÃO.

São tantos os sofrimentos dos pobres do mundo que não se pode esperar deles atitudes que nem sempre aparecem na vida daqueles que tiveram uma educação refinada.

Em todos os setores da sociedade há corruptos e bandidos. A diferença é que, na elite, a corrupção se faz com a proteção da lei e os bandidos são defendidos por mecanismos econômicos sofisticados, que permitem que um especulador leve uma nação inteira à penúria.

A vida é o dom maior de Deus. A existência da pobreza clama aos céus. Não espere jamais ser compreendido por quem favorece a opressão dos pobres.

10. FAÇA DA ORAÇÃO UM ANTÍDOTO CONTRA A ALIENAÇÃO.

Orar é deixar-se questionar pelo Espírito de Deus. Muitas vezes deixamos de rezar para não ouvir o apelo divino que exige a nossa conversão, isto é, a mudança de rumo na vida. Falamos como militantes e vivemos como burgueses, acomodados ou na cômoda posição de juízes de quem luta.

Orar é permitir que Deus subverta a nossa existência, ensinando-nos a amar assim como Jesus amava, libertadoramente.


ME ACALMO ME DESESPERO

O amor deflagra guerras
No coração de quem ama
Um bandido sórdido
Uma menina linda
O amor lança seu ferrão
No desamparo dos amantes
É um inseto louco em volta da luz
Um lobo solitário uivando na escuridão
Do amor pouco sei
E quase tudo espero
Amando eu me acalmo e me desespero
O amor faz da minha voz
Um gemido surdo
De mim uma escrava lanhada
Uma tigresa encurralada
O amor sombreia as trevas
Clareia até cegar
É um lar que não abriga
O crime perfeito de dois assassinos

 - Cazuza

AMOR EM SILÊNCIO


Guardo no peito esse amor por você
É a canção que eu quero cantar
É um poema deixado no ar
São palavras
Querendo viver...
Sou como a estrela que o dia não vê
Que espera a noite chegar
 Hoje meu mundo é só eu e você
E é nos sonhos que eu vou te encontrar...
Amo em silêncio no meu coração
Amo em silêncio, Amo!
Guardo essa paixão... no meu coração
Não quer mais se guardar
Bate forte e quer ter você
Sou como o sol que precisa nascer
E nas sombras não pode brilhar...
Amo em silêncio no meu coração amo em silêncio
Amo!
Guardo essa paixão no meu coração...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DA OBSERVAÇÃO


Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...

Mário Quintana

AS INDAGAÇÕES


A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas.
Mário Quintana

O VELHO E A FLOR



Por céus e mares eu andei,
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber
O que é o amor.

Ninguém sabia me dizer,
Eu já queria até morrer
Quando um velhinho
Com uma flor assim falou:

O amor é o carinho,
É o espinho que não se vê em cada flor.
É a vida quando
Chega sangrando aberta
em pétalas de amor.
Vinícius de Moraes

UM DIA - VINICIOS DE MORAES


Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...

Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...

Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...

Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...

Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!


Vinícius de Moraes

EU NÃO EXISTE SEM VOCÊ



Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você
Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver
Sem ter amor não é viver
Não há você sem mim
Eu não existo sem você

Vinícius de Moraes

AMOR CORRESPONDIDO


Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.
Vinícius de Moraes

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONFLITOS DE AMOR

Algo enlouquecido me dominou,
Apoderou-se de meu coração aflito,
Uma força interior, se rebelou,
Ferindo minha’lma, num conflito!
E essa atroz dor, a me consumir,
Que afrontava meus sentimentos,
Fazia uma desgraça, pra mim sorrir,
Trazendo ali, chagas e sofrimentos!
Choro hoje, a sua brusca despedida,
Que se deu, em inesperado momento,
Momento lindo, de nossas vidas!
Vivo um conflito, não posso entender,
O porquê, dessa sua repentina partida!
Será que a amei, sem lhe pertencer?

Poeta Cigano.

CARIMBO DO PROJOVEM FAZENDO FESTA EM BRASILIA





CARIMBO DANÇA DA MAGIA


Garota Do Tacacá

Oi mexe, mexe menina
Pode mexer sem parar
Você agora é a minha
Garota do tacacá
Rala, rala a mandioca
Espreme no tipiti
Separa na tapioca
Apara o tucupi
Prepara meu tacacá
Gostoso com açaí

Pinduca









Dança Menina



Menina de pele dourado
me leve que eu vou
no teu requebrado gostoso
enlouqueço de amor
coisinha cheirosa
delícia que ma dá prazer
ah! Como a vida é bela
se estou com você

Dança menina
remexe, paixão
com teu feitiço e tua sedução
O teu gingado enlouquece o salão
coisa bonita do meu coração

Pinduca

PUXIRUM NA ROÇA


Logo de manhã bem cedo
nas comunidades vê se a força da união
Caboclos ribeirinhos e vageiros unindo as mãos
E vão fazer um puxirum ou um grande mutirão
Ajudar a construir a casa de um irmão
Plantar um roçado que seja e fazer a capinação
Cada um com uma ferramenta
e um pouco do que tem
fazendo uma grande missão
Fazer com que aconteça

A força da união
E de uma comunidade do Planalto
Vem chegando seu Chiquinho
Seu José, seu Ribamar
Vem também pra ajudar lá dos lados da várzea
seu Mundico, seu antonio e o Valdemar

Vem também dona Maria com sua historias
cheias de alegrias
E elas que são boas na cozinha comadre Sebastiana, a dona Zefa e mundica
Tem também a Seleste que faz o mais gostoso xibé
A Verediana e a Jusefa que são as melhores na muqueca

E assim vão se juntando todo mundo
Pra iniciar mais um ato de solidariedade
É o Puxirum lá na roça
Que mostra a unidade


Poesia Joelma Viana

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NUNCA PARE DE SONHA


Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

 Composição: Gonzaguinha

VERSOS QUE TE DOU

Ouve estes versos que te dou, eu
os fiz hoje que sinto o coração contente
enquanto teu amor for meu somente,
eu farei versos...e serei feliz...
E hei de fazê-los pela vida afora,
versos de sonho e de amor, 
e hei depois relembrar o passado de nós dois...
Esse passado que começa agora...
Estes versos repletos de ternura são
versos meus, mas que são teus, também...
Sozinha, hás de escutá-los sem ninguém que
possa perturbar vossa ventura...
Quando o tempo branquear os teus cabelos
hás de um dia mais tarde, revive-los nas
lembranças que a vida não desfez...
E ao lê-los...com saudade em tua dor...
hás de rever, chorando, o nosso amor,
hás de lembrar, também, de quem os fez...
Se nesse tempo eu já tiver partido e
outros versos quiseres, teu pedido deixa
 ao lado da cruz para onde eu vou...
Quando lá novamente, então tu fores,
pode colher do chão todas as flores, pois
são os versos de amor que ainda te dou.

(J.G. de Araújo Jorge)

ACREDITO NA RAPAZIADA

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada
Aquele que sabe que é negro o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...
 
Composição: Gonzaguinha

COMO LAS ESTACIONES



Horas que tienen los sentimientos
Pasar a través de ciertos momentos
Como si fueran cubiertos por la sombra
Causando algunos en la oscuridad.
Qué hace que mi corazón llorar.

Es como si el alma siente frío
Provocando escalofríos intensos
Despertar una falta
Para la nostalgia, la ausencia
Cuál es la razón
Ni siquiera conozco.
En esas horas el sol pierde brillo
La bella flor que no deslumbrar
Ni se siente su perfume;
Ni siquiera la belleza de este
Es capaz de transformar
El alma que está llorando.

Como las estaciones
Así son nuestras emociones
Tiempo de primavera en vivo
En otros veranos largos
Pero también el crudo invierno
Y en otros momentos de otoño.

(Ataíde Lemos)

TEU SORRISO É ASSIM...



Nas Primaveras do teu sorriso
Balanço-me sem medo do tempo
Não existem ponteiros no meu peito
Só o bater de um coração
Que chama por ti, sem pressas

Espero, paciente
Que me dispas o silêncio
E que te entregues
Aos murmúrios do meu corpo,
Ferida aberta de paixão
Que afago suavemente
Com a palma da minha mão


A vindima é perfeita
Quando colho o brilho do teu olhar
Fruto maduro e cuidado
Que eu deixo, em mim, fermentarEmbriagando o desejo, sufocando a saudade
Para que possa sorrir sem deixar de sonhar
Em breve, provaremos o vinho novo.



(Vanda Paz

MOMENTOS



Momentos são o que vivemos
Nada mais
Hoje acreditamos que encontramos o céu
Amanhã pura ilusão, tudo fantasia
Foi apenas mais um dia
Foi apenas mais um momento.


Um dia achamos que tudo está acabado
Sentimos isolados, abandonados
De repente, uma luz surge
Outro amor aparece
E toda a solidão sentida
Vai-se como um vento que passa
Enfim, a dor foi apenas mais um momento.


Tudo passa; a alegria, a tristeza
A solidão, a euforia, as lágrimas
A escuridão da noite
O belo sol de um dia
A primavera, o outono
E sempre um novo momento surge.
A receita então é viver intensamente
Quando o dia está lindo
E adormecer quando a noite for intensa.



(Ataíde Lemos)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ETERNO



O que sobra é a secura da palavra
todas as coisas são perecíveis
a carne, o sangue que escorre
inflama, esvai, se vai
só a arte há de ficar

Sob a aparência viciada
nosso olhar extrai o significado
das coisas, mas o fundo delas
está ainda a ser desvendado

Moldamos o mundo
imaginado por nós
para o tornar suportável
nada é natural

A beleza é um conceito
de fragilidade e incerteza
espírito sutil e luminoso
sob o profundo instinto de existir
Um verso novo
atinge a terra
lentamente surge
nos rostos iluminados
voa até pousar na alma


ANGELA WARLET



OS SONHOS ENCANTADOS DA MEMÓRIA

Os sonhos encantados na memória
não morrem; onde quer que a vida breve
nos leve, há de nos dar um sono leve
Uma pequena lua desenha-se
no céu iluminando os sonhos
nos desvãos do pesadelo
estamos nus
Entre mistérios escuros
nossos rostos descobertos
vejo-te e toco teus relevos
sorrio em silêncio
O tempo espreita
em beijo se insinua
o desejo lambe os dedos
toca a música da noite
Vivo para sempre
som dentro do sonho
lúcido e claro coração
sonha a sós contigo
Em vertigem
o verso insone
já nem precisa mais de asas

ANGELA WARLET