terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Liquidações de janeiro:

Por: Roberta de Matos Vilas Boas
29/12/08 - 18h01
Fonte: InfoMoney
SÃO PAULO -
Liquidações de janeiro: consumo consciente evita dívidas, alerta FecomercioApós o Natal e o troca-troca de presentes, o comércio se prepara para as liquidações de janeiro, que devem manter aquecidas as vendas do setor. Os descontos são atrativos e chegam até a 70% do valor original.Porém, é bom ter cuidado e planejar bem os seus gastos, para não começar 2009 com endividamento e inadimplência. Para a Fecomercio, o planejamento antecipado é uma das principais atitudes na hora da compra, pois além de ajudar a comprar menos e melhorar a qualidade dos itens adquiridos, reduz a impulsividade, que é a principal inimiga do consumo consciente.
Compras com crédito Quem vai utilizar o crédito nas liquidações também deve utilizá-lo de forma consciente, fazendo uma análise de seu orçamento antes de adquiri-lo para ter a certeza de que poderá arcar com o parcelamento total.
Outra recomendação dada pela Fecomercio é não comprar produtos piratas ou contrabandeados. Com isso, o consumidor contribui para o combate ao trabalho ilegal, sem normas de segurança ou qualquer preocupação com a preservação do meio ambiente.
Consciência AmbientalPorém, não são só os impactos que o consumo possui no bolso que devem ser levados em consideração pelas pessoas, mas também as conseqüências para o meio ambiente. Conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas é uma maneira consciente de consumir.
Na hora da compra, é necessário que, além do preço e da qualidade do produto, os consumidores fiquem atentos às empresas fabricantes, em função de sua responsabilidade com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.Refletir sobre seus valores, avaliando constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo, é outro princípio importante do consumo consciente que deve ser levado em consideração.

Nenhum comentário: