segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Essa a cidade de Alemquer - Pará

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE ALENQUER

A origem da cidade de Alenquer está vinculada a política de colonização do território que hoje corresponde a Amazônia Brasileira, desenvolvida pela Coroa Portuguesa no decorrer do século XVII, através das ordens religiosas que executavam os aldeamentos de índios, onde se realizavam a “catequização dos nativos”, sem levar em consideração os seus valores culturais.Esse processo de catequização consistia no recrutamento de várias tribos indígenas em um aldeamento, estabelecido em território que oferecesse condições físicas favoráveis para as Ordens desempenharem seu trabalho, que objetivava transformar os indígenas em “cristãos”, desestruturando assim a sociedade nativa e extinguindo seus valores culturais.Além disso, exploraram sua força de trabalho, através de um sistema de escravidão, “amenizando” aparentemente, onde reduzia a locomoção dos nativos a um território delimitado, causando assim, uma subordinação a um espaço restrito, que contribuiu para a perda plena de sua identificação cultural.


Os frades Capuchos da Piedade, que já haviam construído a aldeia de Pauxis, atualmente cidade de Óbidos, destacando-se Frei Francisco Villar, estabeleceram-se entre os índios, a margem direita do Rio Curuá, afluente setentrional do Amazonas, pouco acima de sua foz. Segundo Th. Braga, em fins do século XVII, em 1697, atraíram e concentraram neste local os índios que habitavam a região, principalmente a tribo dos Bares ou Abares e, no alto da pequena serra que se aproxima da beira do rio, na chapada da terra firme, ajudados pelos índios, construíram os Missionários, a missão que denominaram de aldeia dos Bares ou Abares, lugar onde está hoje a cidade de Curuá, posteriormente Arcozelos (1729 - de localidade portuguesa).
Nesse local, com a inclemência do clima do Curuá, enfrentaram uma série de dificuldades. A navegação tornava-se difícil, pois no verão os dois estreitos canais da boca do Curuá quase que secavam causando maior falta de comunicação - poucas condições de salubridade, por que ali a epidemia de malária se alastrava freqüentemente. O local não era apropriado para receber uma frente pioneira. Em 1729, os catequistas resolveram então mudar a sede, e com o auxílio dos índios do Rio Trombetas (os pauxianas), localizaram-se à margem esquerda do Rio Surubiú (hoje Paraná ou Igarapé de Alenquer), na confluência do Rio Itacarará que nele despeja suas águas. O nome dado à nova aldeia foi o do rio, ou seja, Surubiú onde está hoje edificada a cidade de Alenquer.

Em 1758, foi fundado o Município de Alenquer, quando o Governador do Grão Pará, Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Irmão do Marques de Pombal, tendo que seguir viagem até o Rio Negro, a fim de confidenciar com o plenipotenciário espanhol sobre a demarcação de limites das terras da Coroa de Portugal e Espanha, aproveitou ao passar pela aldeia de Surubiú, e elevou à vila, dando-lhe a denominação de Alenquer, de origem Portuguesa, cujas solenidades foram realizadas, porém o “Pelourinho, que simbolizava a força e o poder da fase pombalina que dava cunho jurídico à solenidade, não foi erguido, por falta de mapa demográfico que indicasse o número de habitantes da Aldeia, impedindo assim a concretização jurídica da Vila”. Mas para o povo de Surubiú, lhe bastou a presença do poderoso Capitão General para que à Aldeia com a mudança toponímica ficasse com os foros de Vila e o seu território erigido em município.


Os aldeões, com a nova distinção toponímica iniciaram nova época de desenvolvimento econômico e social, e a Aldeia pouco a pouco foi considerada Vila. Como Município entrou no regime Imperial Brasileiro.Em 1833, foi o município extinto e anexado ao de Santarém.Em 1848, recuperou Alenquer a sua autonomia. A lei nº 140 de 23 de junho restaurou o Município restituindo Alenquer a categoria de Vila, solenemente instalado a 11 de janeiro de 1849. No mesmo dia tomou posse a Câmara Municipal constituída dos vereadores:

2 comentários:

diuxilao disse...

hello! A Good News,google introduce a very user-friendly browser,Free download Quickly,Please visit my blog thank you

yekai886 disse...

hello! A Good News,google introduce a very user-friendly browser,Free download Quickly,Please visit my blog thank you